Categorias
Eventos

Conversas One Health

Para continuar a enfrentar o desafio de discutir One Health em menos de 60 minutos, damos seguimento ao 2º ciclo de conversas mensais do ICBAS no próximo dia 21 de novembro. Nesta sessão, José Barros, Diretor Clínico do Centro Hospitalar Universitário de Santo António e Professor Catedrático convidado do ICBAS, convida Ana Castro, Assistente Hospitalar de Nefrologia do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, para discutirem os temas ‘Hospital verde e Nefrologia verde”.

O evento decorrerá das 13h às 13.50h na Biblioteca do ICBAS/FFUP, sala 2.

Categorias
Noticias

ICBAS lança livro sobre conceito One Health

One Health – Uma Saúde, Um contributo da Universidade “não pretende ser uma obra acabada, mas virada para a sociedade civil e com o objetivo de chegar a muitos públicos”, defendem Adriano Bordalo e Sá, Begoña Perez-Cabezas, Luísa Azevedo e Sofia Costa Lima, do Gabinete One Health do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), logo no prólogo do livro.

Esta é uma obra que visa disseminar a importância do conceito One Health, à luz do qual “A saúde humana está ligada à saúde dos outros seres vivos e à saúde do ambiente”, já que “o ser humano não vive sozinho no planeta”, explicam os editores, também docentes e investigadores do ICBAS.

Leia a notícia completa aqui.

O livro pode ser adquirido na Loja U. Porto (Praça Gomes Teixeira, Porto) ou online no site da Editora UP Press.

Fonte: Notícias UP.; Imagem: UP Press.

Categorias
OH Saiba Mais

Desmitificar a produção de alimentos aquáticos e os seus efeitos no ambiente e na saúde humana

Por Paulo Vaz-Pires e António Afonso | ICBAS

PORTO – Os alimentos aquáticos são obtidos através da pesca, atividade tradicional, e também da aquacultura, como atividade produtiva intensa bastante recente. São considerados essenciais num regime alimentar equilibrado, de acordo com as recomendações da OMS, FAO e nutricionais.

A pesca permite obter cerca de 50% dos alimentos aquáticos mundiais, e a aquacultura outros 50%. O aumento da população mundial e as dificuldades na pesca tornam a aquacultura cada vez mais indispensável.

Os alimentos aquáticos estão associados a vários mitos. “O pescado cultivado é menos saboroso e saudável do que o da pesca”, e “a aquacultura é ambientalmente prejudicial” são comuns. Na verdade, o pescado de aquacultura tem excelente qualidade nutricional, e qualidade e segurança asseguradas por sistemas modernos e eficazes.

Os benefícios demonstrados são os relacionados com as doenças cardiovasculares, a diabetes e a artrite. Na área do cancro, há resultados promissores.

Os interesses humanos são fortíssimos e continuam a impedir que se atinja uma sustentabilidade adequada no ambiente aquático, assistindo-se ainda ao empurrar das verdadeiras soluções para o futuro, que poderá ser séria e irremediavelmente afetado.

Em resumo, devemos consumir pescado regularmente, tanto da pesca, selecionando espécies menos ameaçadas, como de aquacultura, optando por produção local e nacional. A procura, a seleção e o estudo de informação fidedigna será a única forma de eliminar vários mitos associados a este tipo de produtos.

Imagem – Paulo Vaz-Pires e António Afonso na ‘Conversa One Health’ realizada, no ICBAS, no dia 24 de outubro de 2024. Créditos: Sofia A. Costa Lima.

Este site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar neste site está a consentir a sua utilização. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura nas definições do seu navegador. Ver mais