ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Uma saúdeEra uma vez

A Maria e o Maltês: diversão sem parar

Era uma vez um gato, o Maltês, muito bonito e macio, que apreciava malandrices e brincadeiras. Vivia em casa da Maria, uma menina enérgica e divertida. Juntos, brincavam sem parar, de manhã à noite, e por várias divisões da casa, desde a sala ao jardim e, até, na cama. Um dia, a Maria ficou doente, com febre e mal-estar geral. Foi ao médico de família, que lhe diagnosticou uma “gripezita”. Mas a doença não passava e os pais da Maria consultaram outro médico, e depois outro, e ainda outro. Por fim, o último médico lembrou-se que a Maria não estava sozinha no mundo, nem em casa. Apesar de os pais e os avós estarem bem e o gato também parecer bem, este médico, experiente e sabedor, pediu testes para várias doenças e a conclusão foi outra. O diagnóstico, agora certeiro, apontou para toxoplasmose, uma infeção causada por um parasita que produz ovos apenas no intestino dos gatos. A Maria fez o tratamento adequado e ficou curada!

Moral da História

Os nossos animais podem ter micróbios (muitas vezes de forma assintomática) e podem transmitir-nos esses mesmos micróbios, provocando-nos doenças. É necessário considerar o ambiente no qual cada um de nós está inserido, para conseguir diagnósticos corretos atempadamente.

Este site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar neste site está a consentir a sua utilização. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura nas definições do seu navegador. Ver mais