One Health —
One Health em Ação

Um olhar One Health sobre os efeitos patogénicos dos poluentes atmosféricos

Abril 2023

Por Luísa Azevedo, ICBAS

PORTO – É bem conhecido de todos que muitas doenças crónicas aparecem como consequência da exposição a elementos mutagénicos o ar, água e solo, podendo levar a doenças graves. O cancro é, talvez, o caso mais conhecido de uma doença em que a exposição ambiental tem um efeito mais notável. Mas o cancro está longe de ser o único exemplo, uma vez que a poluição também pode aumentar o risco de muitas outras doenças. Entre eles estão problemas respiratórios crónicos, doenças de pele e doenças cardiovasculares. Como todos dividimos o mesmo ambiente, o efeito patogénico dos poluentes também pode afetar os animais, como por exemplo, os nossos animais de companhia. Nesse cenário, como adotar uma abordagem One Health para prevenir o impacto nocivo da exposição ambiental?

Tomando a poluição do ar como exemplo, uma maneira simples pode ser refletir sobre as escolhas quotidianas que fazemos, como por exemplo na forma como nos deslocamos. A maioria de nós utiliza o automóvel, mas podemos optar pelo uso de transportes públicos, bicicleta ou andar a pé, sempre que possível, de forma a contribuir para a redução da emissão de poluentes. Desta forma, estamos a contribuir para a saúde ambiental e para o impacto positivo na redução do risco de doenças agudas e crónicas mediadas pela qualidade do ar, tanto em humanos quanto em animais.

Créditos de imagem: Luísa Azevedo

Mais artigos