One Health — Formação

Escola de Ciência de Verão ‘1Health1Welfare’

Curso destinado a estudantes e graduados terá forte componente laboratorial vocacionada para a proteção do bem-estar humano e animal.

Uma semana de componente teórico-prática seguida de, pelo menos, 3 semanas de intenso trabalho prático-laboratorial ligado ao conceito One Health. É este o desafio da Escola de Ciência de Verão 1Health1Welfare que o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) irá acolher entre 10 de julho e 8 de setembro. Trata-se de uma das primeiras oportunidades de formação resultantes da estratégia One Health que a Escola tem vindo a reforçar nos últimos anos.

Assente na ligação entre o bem-estar animal e o bem-estar humano, amplamente associada ao conceito One Health, o curso pretende proporcionar aos participantes a oportunidade de adquirirem conhecimento e métodos de investigação numa destas cinco áreas: Imunologia e infeção; Nutrição animal; Parasitologia; Conservação e gestão de populações selvagens; Bem-estar animal e interação humano-animal.

O trabalho de investigação poderá ser realizado no ICBAS ou numa das instituições associadas ao curso, nomeadamente a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) ou o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO).

O objetivo, segundo a investigadora responsável, Anna Olson, é o de “aproximar estudantes e investigação”: “Os participantes vão ganhar uma base teórica e prática na metodologia de investigação em One Health e vão viver o processo científico no seu contexto real”, garante a coordenadora.

As candidaturas estão abertas até 19 de maio e destinam-se a estudantes, da Universidade do Porto e de outras instituições, que se encontrem a frequentar, ou que tenham terminado um ciclo de estudos (licenciatura, mestrado ou doutoramento) na área das ciências da vida e da saúde.

1Health1Welfare