Projeto financiado pelo PRR desenvolveu rede para monitorizar o uso de antimicrobianos nas explorações leiteiras e de suinicultura.
O uso de antimicrobianos (UAM) na medicina humana e veterinária contribui para a manutenção da saúde e bem-estar, mas simultaneamente, induz resistência aos antimicrobianos (RAM). A RAM está a aumentar e tornou-se uma das principais ameaças globais à saúde e à vida humanas e animais e do ambiente em geral. É necessária a adoção de medidas globais desenvolvidas segundo a abordagem “One Health” (Uma Só Saúde) para conter a pandemia de RAM.
A fim de contribuir para mitigar a emergência de microrganismos resistentes a antimicrobianos nos humanos e nos animais o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) está a liderar um projeto que já desenvolveu várias plataformas web, em rede, que asseguram um processo de avaliação das situações de doença nos animais nas explorações leiteiras e suínas, de forma a tornar mais sustentável e segura a utilização daqueles medicamentos.
Veja o notícia completa aqui.
Fonte: Notícias UP; Imagem: Unsplash.