ICBAS e CMIN lançam livro para prevenir a obesidade e a diabetes pediátricas

Foi lançado no passado dia 4 de março, Dia Mundial da Obesidade, o livro Cuida de Ti – Orientações para Uma Vida Saudável, no âmbito do projeto com o mesmo nome, desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), em conjunto com o Centro Materno Infantil do Norte (CMIN).

Vencedor do Prémio “Comunicar Saúde” da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, pela contribuição para a literacia em saúde da população, o projeto “Cuida de Ti – Orientações para Uma Vida Saudável” tem por objetivo alertar para os perigos da obesidade e diabetes pediátricas, salientando a importância do diagnóstico precoce, assim como a implementação de medidas para evitar o desenvolvimento de doença crónica na vida adulta.

“A obesidade infantil e a diabetes, que está diretamente associada, é um dos principais problemas de saúde das crianças e dos adolescentes. É um problema que em Portugal tem uma dimensão muito preocupante, com taxas de excesso de peso e de obesidade muito próximas do 30%, o que coloca Portugal como um dos países com maior incidência da doença”, alerta Alberto Caldas Afonso, professor do ICBAS, Diretor do CMIN e responsável pelo projeto.

É neste contexto que o livro pretende ajudar a esclarecer conceitos e dúvidas, para que todos possam compreender como se pode adotar um estilo de vida mais saudável.  Os conteúdos foram desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar, com o objetivo de poderem ser apreendidos e difundidos pelo maior número de pessoas.

O “Cuida de ti- Orientações para uma vida saudável” é destinado a todas as crianças, adolescentes, famílias e escolas, e através de conteúdos simples, apelativos e didáticos alerta para a importância de um diagnóstico precoce e da instituição de medidas que possam evitar o condicionamento de doença crónica na vida adulta.

“Este livro aposta em conteúdos facilmente compreensíveis, muito práticos e que vão permitir a sua utilização no dia a dia. Para os mais novos, foi também concebido um jogo interativo que os desafia nas respostas as questões veiculadas no livro”, explica o coordenador da obra.

Tendo em conta o impacto das redes sociais nos adolescentes, foram ainda desenvolvidos vídeos com dois ‘influencers’ – a atriz Madalena Aragão e o jogador do Futebol Clube do Porto, Francisco Conceição -, que mostram como a alimentação e a prática de exercício físico lhes permitem manter uma ótima performance diária.

Para chegar às comunidades escolares de todo o país, o ICBAS associou-se à Missão Continente, que incluiu o livro nos conteúdos do seu programa educativo (Escola Missão Continente). Desta forma, pretende-se reforçar a mensagem da importância de uma alimentação e estilos de vida saudáveis às turmas do Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.